quinta-feira, 13 de maio de 2010

Politica internacional anos 60-- GUERRA FRIA



A Guerra Fria, que teve o inicio após a 2ª Guerra Mundial,onde os EUA e URSS disputam a hegemonia política, econômica e militar no mundo,gerando conflitos em outros países. Jon Kennedy Presidente dos EUA (regime presidencialista),o contrário do URSS (parlamentarista).


Após a 2ª Guerra Mundial ocorre a união das comunidades européia,tendo como membros: Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Alemanha Ocidental, Dinamarca, Irlanda, Reino Unido, Espanha , Portugal, Alemanha Oriental, Áustria, Suíça, Finlândia, Malta, Chipre, Eslovênia, Estônia, Letônia, Polônia, Ituana, República Checa, Eslováquia, Hungria, Romênia e Bulgária.

Politicamente isto tudo acarretou que em 27 de junho de 1961 o governo neerlandês toma a iniciativa de apresentar uma proposta que defende a revisão dos tratados de Roma e de Paris, mediante a adoção de uma convenção que institui um conselho único das comunidades e uma alta comissão européia (fusão dos executivos). A assembléia parlamentar e as duas comissões são consultadas acerca da proposta, mas a fusão dos executivos é prosseguida, nesta fase devido a divergências entre os estados-membros quanto do âmbito da reforma.

Em 31 de junho a Irlanda apresenta o seu pedido oficial de adesão as comunidades européias.

Entre 9-10 de agosto do mesmo ano, o Reino Unido e a Dinamarca apresentam o seu pedido oficial de adesão as comunidades européias.

Em setembro entra em vigor o primeiro regulamento relativo a livre circulação dos trabalhadores.

De 20-21 de novembro a realização, em Estraburgo (França), de um colóquio das instituições da comunidade econômica européia. São debatidos os temas da transição da primeira para a segunda fase do mercado comum e a associação com os territórios ultramarinos.

A Europa neste período passa por uma série de transformações políticas, o mundo está apreensivo.




Denilson, Rafael Menezes, Tiago Colissi, Dionatan. T: 81

Nenhum comentário:

Postar um comentário